Avançar para o conteúdo

PDA’s / EDA’s e PDT’s

O PDA/EDA ou PDT mais indicado (para a sua empresa)

Equipamentos de captura de dados, EDA’s ou PDT’s, tão importantes para automatizar processos vitais em processos logísticos das empresas, estão disponíveis umas dezenas no mercado.
Se contabilizados a sua totalidade acabamos por ter mais de uma centena de diferentes modelos no mercado das principais marcas, tais como como Symbol, Motorola, Zebra, Intermec, Honeywell, Datalogic, CipherLab, Opticon, Pidion entre outros. No sentido de facilitar a compreensão acerca deste assunto deve começar-se pela conceção do produto.

Um PDT ou de um EDA é basicamente um computador manual sem fios com um leitor de código de barras integrado. A aparência de alguns é idêntica à de um smartphone sendo que, outros ainda se parecem com os antigos telefones GSM. A principal finalidade destes equipamentos é automatizar
processos de captura de dados onde a mobilidade e a resistência do equipamento são fundamentais. Supermercados, hospitais, transportadoras, empresas de logística, fábricas, empresas de serviços com pessoal externo, serviços de entregas, plataformas de petróleo, bem como em praticamente todo tipo de negócio pode ter parte do seu processo automatizado através de EDA’s ou PDT’s . O preço pode variar consoante as características do equipamento, a robustez, tecnologia e se novo, recondicionado ou usado OK.

A escolha destes equipamentos deve começar sempre estabelecer contacto com a sua empresa de software, que lhe desenvolveu o seu ERP ou sistema de gestão. Antes de qualquer outra coisa deve questionar quais os PDT’s ou EDA’s homologados no sistema e os tipos de arquivos que os software conseguem importar para a escolha do equipamento. Se a software-house com que a sua trabalha não tiver nenhum homologado, a decisão de compra junto do revendedor do equipamento escolhido deve ser tomada em conjunto com a mesma, evitando assim prazos gigantes de homologação para uso em produção. Caso não haja restrições por parte da software-house, nesse caso, poderá escolher os equipamentos em 02 tipos: batch ou wireless.

Também é possível escolher PDT’s ou EDA’s com sistema operacional próprio (mais comum em equipamentos batch), Windows CE, Windows Mobile ou Android (Google). É importante ainda salientar, que algumas empresas de software optam por não desenvolver aplicações para equipamentos de captura de dados, trabalhando em parceria com software-house específica para este fim. Este é um assunto que deve, preferencialmente, envolver a software-house na decisão.

 

O seu EDA ou PDT entre Batch ou Wireless

1) Batch

Equipamentos de captura de dados Batch ou equipamentos de captura de dados de entrada, pois são equipamentos menos robustos e bastante simples. Outra característica importante deste tipo de equipamentos é que não possuem comunicação wireless integrando o seu software de gestão, funcionando com memória interna onde os dados são gravados para posterior descarga no sistema através de cabo ou doca de comunicação e carga.

Geralmente são fornecidos com um gerador de aplicações, que facilita a integração com software de gestão / ERP. Alguns fabricantes, como a Opticon, já possuem uma grande quantidade de software disponíveis para uso e integração com o software. Estes equipamentos são geralmente utilizados para processos de inventário em pequenos pontos de venda, venda assistida (pré-venda), serviços de courier, auditoria de preços, nas etiquetas de gôndolas das lojas, receção de mercadorias em loja, etc.

Os principais modelos disponíveis no mercado são os CipherLab (Compex) CPT-8001, Zebra (Symbol) MC2180 ou Opticon OPL9815 entre outros.

2) Wireless

Equipamentos de captura de dados (PDT’) Wireless são equipamentos mais robustos em relação aos modelos batch possuindo cada fabricante diversas famílias para diferentes aplicações. Estes equipamentos são equipados com Windows CE, Windows Mobile ou Android e podendo possuir leitores de códigos de barras ou leitores de tags RFID.

São equipamentos utilizados em ambientes industriais, armazéns, depósitos ou centros de distribuição de lojas e fábricas, em processos de produção, docas de empresas logísticas, serviços de courier, vendas em campo, processos hospitalares, etc. Por este motivo vamos separa-los em vários grupos distintos:

 

O sistema operativo no seu EDA ou PDT. (Windows CE, Windows Mobile ou Android)

Sem sombra de dúvida que este é o maior grupo de equipamentos de captura de dados com a maior quantidade de opções disponíveis no mercado. Estes equipamentos são utilizados em dezenas de diferentes aplicações, como inventários de mercadorias, pré-vendas de produtos, venda assistida em campo, expedição e recebimento de mercadorias, operações em indústria, fábricas, linhas de montagem, empresas de seguros, serviços externos, plataformas de petróleo, inventários, gestão de património e ativos, armazenamento de mercadorias armazéns, etc.

Existem equipamentos de captura de dados com Windows CE / Windows Mobile, Android com vários preços e características podendo recorrer a equipamentos novos, recondicionados ou usados/OK. Os preços variam de acordo com a qualidade e resistência da carcaça, quantidade de teclas, acessórios, etc.

Alguns exemplos de modelos: Datalogic Memor X3, Honeywell / Intermec Ck3, CK65, CK70, CK71, CK75 e CN3 Symbol / Motorola / Zebra MC3190, MC32, MC33, MC9090, MC9190, MC92, MC93, Honeywell Dolphin 6100, 6500 e 7800 entre outros.

 

Comunicação por 3G/4G ou GPRS no seu EDA ou PDT 

Os EDA’s são equipamentos de captura de dados equipados com rádio 3G/4G/GPRS para serem utilizados como equipamentos de captura de dados e simultaneamente equipamentos de comunicação, versus telefone. Entre ostras vantagens, a alta duração de bateria (até 03 dias) sendo estes equipamentos
com todos os recursos integrados. Exemplos destes equipamentos são os Motorola ES400, Intermec CN51 e Honeywell 7800 Dolphin, Symbol TC51, TC55, TC56, Zebra TC52, TC57, TC75 entre outros sendo estes são os equipamentos mais utilizados para pré-venda e courier.

 

Equipamentos de captura de dados Health Care

São equipamentos de captura de dados equipados com uma estrutura /carcaça feita com materiais específicos para uso em ambientes hospitalares, pois podem ser higienizados. São equipamentos normalmente fornecidos por encomenda, com prazo de entrega entre 45 e 60 dias. Alguns exemplos
de equipamentos são o Honeywell Dolphin 99EX, o Datalogic ELF e o Motorola MC40-HC entre outros.

 

Equipamentos de captura de dados RFID

Estes dispositivos estão equipados com leitores para tags de RFID. O seu uso tem aumentado consideravelmente nos últimos anos principalmente em processos de vendas e inventário de produtos em retalho e transporte no rastreamento de mercadorias. Alguns exemplos de equipamentos são os Motorola MC3190-Z e a série 70 da Honeywell / Intermec.

 

Equipamentos de captura de dados Android

Mais recentemente os fabricantes de equipamentos de captura de dados deixaram o combate contra as inovações tecnológicas e passaram a equipar os seus equipamentos com sistemas operacionais Android, pela pressão do pelo mercado, seja por parte de clientes e ou parceiros de negócios. Estes equipamentos podem ser utilizados em qualquer processo indicado neste post. Certamente sua escolha dependerá do software de inventário escolhido. Alguns equipamentos disponíveis são os Honeywell Dolphin 7800, Intermec CN51, Honeywell EDA50, ScanPal EDA50, Motorola MC40, Symbol TC51, TC52, TC55, TC70, TC75, Zebra TC20, TC25, TC52, TC57, TC72, TC77 entre outros.

Um fator importante na escolha de um equipamento de captura de dados é sua classificação IP (Ingress Protection), escala utilizada para especificar o grau de proteção do equipamento. Esta característica é uma das mais importantes para determinar a escolha do equipamento para seu negócio, principalmente se no ambiente onde opera houver poeira, variação de temperatura, possibilidade de quedas, etc. A classificação IP é formada por duas tabelas de grau de proteção,
basicamente uma contra poeira e outra contra líquidos, conforme abaixo:

Sistemas operativos em EDA’s e PDT’s

Para se entender qual o melhor sistema operativo para um equipamento de captura de dados primeiro será necessário recorrer ao conceito de sistema operacional. Basicamente, este conceito é um programa computacional que gerência todas as aplicações num computador ou dispositivo móvel. Poder-se-á dizer que é o “cérebro” das máquinas.

O Glossário de TI da Gartner, descreve um sistema operacional como “um software que, depois de ser carregado no computador por um programa de inicialização inicial, gerência os recursos de um computador, controlando o fluxo de informações de e para um processador principal; executam tarefas complexas, como a gestão de memória, controle de exibições e outros dispositivos periféricos de entrada/saída, gestão de rede e de arquivos e outras funções
de alocação de recursos entre o software e os componentes do sistema”.
Por isso é bastante 
importante avaliar bem qual o sistema operativo antes de adquirir equipamentos de captura de dados.

iOS, Android e Windows Phone são os sistemas operacionais mais populares do mundo. Desenvolvidos e mantidos por empresas diferentes (Apple, Google e Microsoft, respetivamente), sendo muito distintos entre si.

 

Windows Phone

Windows Phone, o mais antigo dos três, com suas origens no Windows CE e no Windows Mobile. Foi projetado para ser um sistema operacional conectado a notebooks, laptops e desktops executando o mesmo sistema operacional. Este possui um menu Iniciar central, semelhante ao Windows 8, na sua tela inicial. Apesar de ser o mais antigo, este tem menos aplicativos desenvolvidos e a menor participação de mercado.

iOS

O iOS da Apple adotando uma abordagem diferente, com uma estrutura proprietária de código fechado, concentra-se na experiência do usuário, com uma interface fácil de usar, baseada numa tela inicial central. Contudo, o iOS só está disponível em dispositivos da Apple e é um sistema operacional que está longe de ser tão aberto quanto o Android. Além disso, possibilita muito menos opções de personalização.

Android

Android, propriedade do Google é um sistema operativo mais “aberto” com muitas opções de personalização. Executado no kernel do Linux é o único sistema operacional, dos três principais concorrentes, que liberta o seu código-fonte sob licenças de código aberto. Por essas características, é o mais amplamente utilizado, com versões para telefones, tablets, relógios, equipamentos de captura de dados e até mesmo carros e TVs.

×